quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DIREÇÃO DEFENSIVA

CONCEITO

A direção defensiva visa ensinar aos condutores, aonde, como e porque os acidentes acontecem, para que eles aprendam como evitá-los. Cientificamente falando, a maior causa de acidentes é de responsabilidade dos condutores, que por desmerecer regras e normas de circulação e conduta no trânsito, envolvem-se em acidentes evitáveis. As principais condutas causadoras de acidentes, são:

Imperícia- Acidente provocado por falta de habilidade,
Negligência- Acidente provocado por falta de atenção,
Imprudência- Acidente provocado por excesso de confiança;

O condutor imperito, não tem domínio total das ações por falta de experiência, e quando se vê diante de situações de perigo, não tem raciocínio rápido e lógico, por falta de reflexo e coordenação motora, o que acaba o levando a agir inadequadamente na busca de saída do acidente(Ação Evasiva Inadequada). A ação evasiva adequada, requer domínio e experiência, logo, um condutor em começo de carreira, ou que tem raro contato com o veículo mesmo sendo habilitado há um bom tempo, terá dificuldades de executar ações rápidas e corretas. O ato de imperícia só será sanado com o desenvolvimento contínuo de aprendizagem e praticagem de direção, se o condutor se sentir inseguro, deve procurar uma auto escola e solicitar a marcação de aulas de reciclagens.

O condutor negligente, comete acidentes por desleixo, desligamento, desatenção, pois não concentra suas ações a preocupação com fatores como a manutenção preventiva do veículo, com seu estado físico mental e psicológico, não abre mão de falar ao celular enquanto dirige, dividir a atenção no trânsito com a leitura de cartazes, as paqueras, a mudança de estação de rádio, o acendimento de um cigarro, o bate papo com ocupantes do veículo olhando pelo retrovisor ou para os lados e para trás, um ato de romantismo explícito quando está com a pessoa amada ao lado, a leitura de um jornal, até a procura de objetos no veículo enquanto dirige, não se preocupa com a colocação do cinto de segurança. Logo sua postura inadequada o coloca entre um dos principais causadores de acidentes evitáveis.

O condutor imprudente, é o pior dos condutores, pois mesmo tendo conhecimento pleno de direção, bons reflexos e coordenação motora, adquirida ao longo de seu contato constante com o veículo, não abre mão de arriscar-se em manobras ousadas, por exibicionismo, pressa, irresponsabilidade e egocentrismo entre outros atos falhos. Quanto mais ele se expõe e consegue sair de manobras perigosas, mas ele se estimula a envolver-se em novas aventuras no trânsito. Para ele dirigir embriagado não é problema, envolver-se em pegas é natural, ultrapassar é fundamental, pois ele sempre quer ser o primeiro a chegar, seja em subidas ou curvas ele se arrisca em velocidade e manobras perigosas.
O condutor imprudente, não respeita sua própria vida, imagina a dos outros? Perceba que na maioria dos acidentes quem relata o fato é o próprio condutor pois nos segundos que antecedem o acidente, prevalece seu instinto de defesa.

Um comentário:

  1. Parabéns, cara, pela iniciativa altruísta de fornecer dados e implementar noções de cidadania e educativas para alguns incautos. As informações são imprescindíveis, não só para o "mea culpa" de alguns motoristas que dirigem de maneira totalmente irresponsável, como para os iniciantes como eu que ainda têm muita cautela por conta do medo.
    Te admiro muito! Sempre em frente e avante!
    Contribuindo com a educação nos diversos âmbitos. Aliás em breve marcarei uns treinos com o mestre, para aprender a dirigir na cidade grande. rsrsrsr!
    Gilcéa.

    ResponderExcluir

Postagens populares