quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Condições Adversas

CONDIÇÕES ADVERSAS

São seis as condições adversas:
VIA – TRANSITO – TEMPO – LUZ – VEÍCULO – CONDUTOR

As condições adversas de VIA, se relacionam a falta de manutenção da via, problemas de sinalização e iluminação, são atos falhos de gestão de trânsito , que operam as vias em desacordo com normas estabelecidas pelo CONTRAN(Conselho Nacional de Trânsito). Hoje, com a municipalização do trânsito, muita coisa já melhorou nessa área, já que os municípios conveniados ao Sistema Nacional de Trânsito ( SNT), ficam responsáveis também pela operação e fiscalização das vias em suas jurisdições. Cabe ressaltar no entanto, que o condutor defensivo, deve planejar sua viajem com antecedência, para que não haja surpresas em seu percurso e que os pontos de retenções no trânsito estejam em seu cronograma, assim como a utilização de itinerários alternativos.

As condições adversas de TRÂNSITO, ocorrem de maneira inusitada ou não, pois podem ocorrer por acidentes, veículos enguiçados, obras, interrupções causadas por passeatas, manifestos, etc. como também por vias mal planejadas, em horários de pico ou atos isolados como condutores lentos.
As condições adversas de TEMPO, variam de acordo com as condições climáticas de estações e de certas regiões, por exemplo, regiões serranas, são áreas de grande incidência de neblinas, serrações, nevoeiros; em casos climáticos podemos nos deparar com chuvas, ventos fortes laterais ou frontais. Cabe ao condutor defensivo estar prevenido quanto a essas alterações para que diante da situação de perigo esteja com velocidade compatível com a segurança, atenção redobrada e distância de segurança na casa de 4 segundos em relação ao veículo da frente. É importante estar preparado para essas condições verificando o estado de itens como limpador de pára-brisas, desembaçadores, etc...
As condições adversas de LUZ, ocorrem tanto com a ação da luz natural emitida pelo sol no início do dia, como no final de tarde(Sol Nascente / Sol Poente), como à noite devido ao uso inadequado dos faróis altos de veículos que vêm em sentido oposto ou nos seguindo, quando a luz reflete no espelho retrovisor. Cabe ao condutor defensivo, utilizar durante o dia como proteção individual, um óculos com lentes escuras e de boa qualidade, já durante a noite, o correto é desviar o olhar para o lado do bordo direito da via até cruzar com o veículo que vem no sentido oposto, e em relação ao veículo de trás, diminuir a velocidade, estimulando a ultrapassagem do mesmo.

As condições adversas de veículo, ocorrem principalmente com condutores que negligenciam a manutenção preventiva de itens de segurança no veículo como estado geral do motor, do sistema de freios, da parte elétrica, do sistema de direção, de transmissão, de suspensão e rolamento. O condutor preventivo acompanha no manual de proprietário os períodos corretos das revisões, e até antecipam alguma revisão quando percebem efeitos negativos no veículo como surgimento de ruídos estranhos e desnivelamento de direção que provocam desgastes dos pneus, etc...
O condutor defensivo além de revisar o veículo, deve assumir postura coerente ao conduzi-lo evitando excesso de velocidades, freadas bruscas, reduções excessivas de marcha, ultrapassagens desnecessárias que provocam aumento do giro do motor e conseqüentes aumentos de consumo e emissão de gases poluentes assim como maior desgastes dos sistemas do veículo.
As condições adversas de CONDUTOR, ocorrem tanto por Imprudência, Imperícia e Negligência, como por fatores temporários que interferem no metabolismo orgânico, como ação do frio, do calor, de medicamentos, drogas, álcool, estados de depressão, angústia, raiva, pressões internas ou externas, sonolência, cansaço, acomodação.

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